quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Proteínas e sua relevância na perda de gordura





A cada duas semanas há alguma dieta nova na moda que promete levá-lo a melhor forma de sua vida. A pesquisa moderna constantemente contradiz pesquisas anteriores. De carboidratos, para gorduras, proteínas, você diz o nome. Dietas diferentes significam resultados diferentes para todos.

Uma coisa que as pessoas realmente nunca mencionam é a proteína. O que é proteína? A proteína é composta de 20 blocos chamados aminoácidos, 11 desses tem sido classificados como aminoácidos não essenciais. Os outros nove aminoácidos essenciais devem ser fornecidos pela alimentação.

A proteína pode ainda ser dividida em dois tipos de proteínas - proteínas completas e as proteínas incompletas. Fontes de proteínas, tais como animais e proteínas de soja são classificadas como proteínas completas porque contêm os nove aminoácidos essenciais. Proteínas vegetais, como legumes e nozes, são classificadas como proteínas incompletas por falta de certos aminoácidos essenciais.

Então, agora que você teve um breve resumo sobre proteína, qual efeito ela tem sobre a dieta e como ela pode ajudar você a queimar gordura? Proteína ajuda a reduzir o apetite. Vendo como ela contém apenas 4 calorias por grama, e um grama de gordura contém 9 calorias por grama, é fácil ver que você pode comer mais deste macro nutriente, tendo menos calorias. Proteínas também servem como anticorpos do sistema imunológico e ajudam a regular o sono, a digestão, a ovulação, e é muito importante para fisiculturistas e atletas de fitness, pois ajuda na recuperação de massa muscular magra.



Agora lembre-se que se você comer muito de qualquer tipo de comida - se as calorias vêm principalmente de gordura, carboidratos, ou até mesmo proteínas, você ainda está colocando calorias em seu corpo e se a sua ingestão calórica diária é muito alta, você vai ganhar peso. Já que há mais que o dobro das calorias em um grama de gordura do que um grama de proteína, vamos passar para a discussão de carboidratos.

Por que a proteína é mais importante para perder peso do que os carboidratos? Ambos fornecem a mesma quantidade de calorias por grama consumida, por isso é difícil descobrir o por que. E, claro, vendo como carboidratos podem ser tão deliciosos, muitas pessoas vão procurar uma razão para rapidamente consumir alguns carboidratos. O problema com carboidratos e ganho de peso é que quando você come carboidratos, a maioria deles são rapidamente digeridos e rapidamente convertidos em glicose no sangue.



Pouco tempo depois de consumir uma refeição rica em carboidratos, a glicose dentro de sua corrente sanguínea se eleva rapidamente, obrigando o pâncreas a produzir uma grande quantidade de insulina para tirar o excesso de glicose para fora. Esta glicose é convertida para um amido que é chamado de glicogênio, que é armazenado nos músculos e no fígado. Quando os músculos estão cheios de glicogênio e há excesso de glicose - ele é armazenado como gordura. Agora nós sabemos por que os carboidratos, embora não pareçam tão ruins à primeira vista,  podem ser convertidos em gordura.



Quais são boas fontes de proteína?

Outro erro que as pessoas fazem quando vão converter dietas ricas em proteínas são os alimentos de onde essas proteínas vem. Comer carne bovina gordurosa, bem como qualquer outra proteína que não é magra, vai apenas lhe dar uma abundância de calorias provenientes de gordura. Produtos de frango empanados, assim como esses alimentos não-magros de proteína vão lhe dar uma boa quantidade de proteína sim, mas você também vai ingerir uma grande quantidade de carboidratos e gordura. Escolha alimentos como peixes, peito de frango sem pele e cortes magros de carne bovina.

Você deve sempre olhar para o rótulo e ver a composição do produto. Eu diria que uma fonte de proteína magra vai ter 10-20% de calorias provenientes de gordura e 80-90% de calorias de proteína. Você pode ter um ou dois gramas de carboidratos, mas geralmente vão existir carboidratos zero da  maioria dos produtos de proteína animal, a menos que eles sejam empanados ou acompanhados com molhos.

0 comentários:

Postar um comentário